O fim da Era de Ouro da Televisão: como o streaming matou a HBO e acabou com a era de ouro das séries
Consideramos que a era da bonança criativa e econômica das séries da HBO acabou. A culpa é da Netflix.
A transformação da HBO Max em Max é mais do que apenas uma mudança de marca: não significou a morte da HBO, como se tem ouvido, já que a marca ainda está perfeitamente definida dentro desse guarda-chuva que é Max e que inclui desde as séries clássicas da plataforma até reality shows de namoro em clubes. No entanto, a HBO está mancando há algum tempo por outros motivos, e não é exatamente o nascimento de Max, mas a morte de uma forma de fazer televisão.
O que é Peak TV?
Peak TV, ou A Era de Ouro da Televisão, é uma longa e recente fase da produção televisiva caracterizada pela alta qualidade de suas séries, de forma mais ou menos consensual. Seus limites, como sempre nesses casos, são borrados, mas podemos estabelecer um começo tão bom quanto qualquer outro em 1999, com a estreia de 'Os Sopranos'. Outros exemplos? 'The West Wing' (1999), 'The Wire' (2002), 'Lost' (2004), 'Battlestar Galactica' (2004), 'Mad Men' (2007), 'Breaking Bad' (2008), 'The Walking Dead' (2010), 'Game of Thrones' (2011) ou 'House of Cards' (2013).
A importância da HBO
Como você pode ver com uma rápida olhada nessa lista, a HBO (ou mesmo, além disso, o "estilo HBO", que absorve séries não a cabo como 'Breaking Bad') foi de suma importância nesse selo. No entanto, chegou a um ponto em que começou a declinar. E há números: por exemplo, 516 séries originais foram lançadas em 2023, o que representou uma queda de 14% em relação ao ano anterior. Na verdade, essa fase de declínio já era prevista há anos, com analistas falando sobre o declínio da Peak TV para 2016 ou 2017... Mas eles não contavam com a explosão do streaming, que respirou uma lufada de ar fresco na produção em série.
Tempos ruins para o estilo HBO
A virada que a HBO tomou, com o nascimento do novo século e com séries como 'The Sopranos' ou 'The Wire', foi em termos de ritmo. Quando se levantava a necessidade de contar uma história que precisava de dez horas ou mais para ser contada, ritmos lentos, muitas vezes introspectivos, se impunham, chocando-se com o estilo febril da televisão clássica. No entanto, esse estilo está se invertendo porque os códigos do streaming foram impostos, especialmente os vindos da Netflix, que com suas estreias simultâneas de temporadas completas favorecem a compulsão alimentar e, portanto, episódios mais leves que evitam que os espectadores fiquem entediados.
2023 - Um ano horrível
O estágio de declínio que a Peak TV vive atualmente coincide com uma série de circunstâncias que geraram uma crise que vai além da HBO: duas greves criativas que colocaram a indústria em xeque; um ator tão poderoso quanto a Warner dando início acortes e restrições que começaram na HBO Max e acabaram infectando outras plataformas, como o Disney+; A Netflix anunciou perdas vertiginosas de assinantes em 2022 que, embora tenha sido um solavanco que já foi superado, também inaugurou uma era de cortes na gigante do streaming... Tudo isso teve impacto na televisão de qualidade, que é muito cara de produzir, que agora está em recessão.
Uma nova era para a televisão
Toda ascensão tem sua queda, é claro, e não é mais que a Peak TV teve que acabar em algum momento. Em 2020, após a pandemia, e como a Variety explicou nesta reportagem, houve um aumento sem precedentes de produções para streaming como resultado da explosão das plataformas que geraram as restrições aliadas à COVID. Essa produção extraordinária era insustentável e agora estamos vivendo uma recessão: a ressaca do tsunami varreu o ritmo enlouquecido da produção de streaming, mas também impôs códigos visuais e orçamentários muito distantes dos da HBO no início do século.
TV barata
Além de todas essas restrições que vêm com uma recessão como a atual, a Netflix impôs códigos visuais e orçamentários que estão longe do estilo luxuoso da Peak TV: menos investimento econômico, mais televisão e menos estética cinematográfica, uma profusão de CGI, textura digital que tenta camuflar com cores berrantes... 44% do que é produzido no streaming vem da Netflix, como contabilizado no já citado relatório da Variety, então é normal que a plataforma tenha imposto seu estilo e seus códigos. A era em que a televisão era mais do que a televisão acabou.
Imagem em destaque: Netflix, Warner
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